A Enel Green Power, unidade de energias renováveis da italiana Enel SpA, começou esta segunda-feira a preparar o mercado para a oferta pública inicial (IPO) agendada para o final deste ano.
A operação poderá resultar num encaixe de três mil milhões de euros, o que tornará este o maior IPO dos últimos três anos na Europa.
Segundo um e-mail enviado a potenciais investidores no negócio, citado pela agência Dow Jones, o preço da operação será definido a 18 de Outubro, altura em que executivos da Enel Green Power começam a reunir-se com investidores. A operação pode acontecer cerca de um mês depois, em Novembro.
A Enel deverá dispersar em bolsa cerca de 30% do capital da unidade de energias alternativas, no âmbito de um plano de amortização de dívida. A italiana é a “utility” mais endividada da Europa, depois de ter embarcado numa vaga de aquisições nos últimos anos, que incluíram a espanhola Endesa.
A dívida líquida da empresa ascendia aos 53,89 mil milhões de euros no final de Junho, um montante que a Enel pretende reduzir para 45 mil milhões de euros.
Os analistas estimam que a Enel Green Power vale nove mil milhões de euros, o que leva a crer que os 30% sejam vendidos por cerca de três mil milhões de euros.
Fonte: Jornal de Negócios
No comments:
Post a Comment