Sunday, March 20, 2011

Lançamento oficial do Ano do Morcego e do site do Ano do Morcego (...e porque não?)


No dia 2 de Março, teve lugar na Lapa da Canada, em Nascentes do Alviela, a cerimónia de lançamento do Ano do Morcego, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente. Simultaneamente foi divulgado o site português do Ano do Morcego.

http://www.wix.com/anodomorcego/icnb


A actividade contou com uma visita a uma gruta onde já foram identificadas 12 espécies de morcegos e que alberga colónias de maternidade de várias espécies, sendo um dos abrigos subterrâneos mais importantes do país.
A Convenção de Bona e o EUROBATS declararam os anos de 2011 e 2012 como o Ano do Morcego. Esta campanha será dinamizada em Portugal pelo ICNB.


Estas comemorações têm um papel importante na divulgação da importância dos morcegos e dos desafios de conservação que enfrentam, de modo a melhorar a sua imagem e contribuir para a sua conservação e para a conservação dos habitats e ecossistemas de que dependem.

Existem mais de 1100 espécies de morcegos no mundo, totalizando cerca de um quinto de todos os mamíferos. Em Portugal são actualmente conhecidas 27 espécies de morcegos, que correspondem a mais de um terço das espécies de mamíferos que ocorrem no território. São todas protegidas e muitas delas ameaçadas de extinção.

Para além de legislação nacional os morcegos portugueses estão protegidos pela Directiva Habitats na União Europeia, pela Convenção de Berna do Conselho da Europa, e pela Convenção de Bona sobre as Espécies Migradoras. No âmbito da Convenção de Bona foi adoptado um Acordo orientado para a conservação das espécies de morcegos, que Portugal acompanha activamente: o EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus.



Fonte: www.portal.icnb.pt

No comments:

Post a Comment