Felix Finkbeiner iniciou o Movimento “Plant for the Planet” há quatro anos com o objectivo de plantar 1 milhão de árvores no seu país natal, a Alemanha, como forma de contrariar as Alterações Climáticas. A iniciativa expandiu-se, estando actualmente activa em 131 países.
Uma criança alemã está na origem de um iniciativa civil juvenil de luta contra as Alterações Climáticas que começou no seu país natal, a Alemanha, e que tem hoje uma dimensão mundial.
O movimento “Plante pelo Planeta” - “Plant for the Planet” - foi criado há quatro anos com o objectivo de conseguir a plantação um milhão de árvores como forma de lutar contra as alterações Climáticas naquele país europeu. A ideia surgiu no seguimento de um trabalho escolar que consistia em dar uma palestra.
Inspirado pelo que leu na internet sobe a iniciativa de Wangari Maathai, responsável pelo aparecimento do Green Belt Movement que teve como objectivo o combate à erosão do solo e o encorajamento da emancipação social feminina no Quénia, Félix preparou um discurso sobre como as crianças devem contribuir para a luta contra as Alterações Climáticas, e como isto é possível através da plantação de árvores.
Félix defende “ Nós as crianças compreendemos que não podemos confiar apenas nos adultos para salvar o nosso futuro. Temos nós de tomar as rédeas do nosso futuro”. E o jovem acrescenta “Para a maioria dos adultos o futuro parecem ser os próximos 20, 30 ou mesmo 40 anos. Mas para nós, as crianças, 2100 pode ainda fazer parte da nossa vida. Para os adultos a subida de 3cm dos níveis do mar é uma questão académica. Mas para nós, as crianças, é uma questão de sobrevivência”.
O seu discurso foi de tal modo convincente que o jovem activista foi convidado a proferi-lo para audiências cada vez mais influentes, tendo conseguido que lhe fossem atribuídas doações no valor de 11 000 euros no encontro anual de vendedores de automóveis Toyota.
O movimento tornou-se rapidamente um iniciativa à escala nacional, impelido pela fluência de Félix que o levou à Conferência das Crianças da ONU de 2008, onde foi eleito para a direcção da direcção juvenil do Programa de Ambiente das Nações Unidas (UNEP), ao Parlamento Europeu, à Conferência da UNEP na Coreia e ainda à Conferência do Clima de Cancún.
O convite dirigido por Félix à comunidade internacional para que se juntasse a ele foi amplamente aceite e o Movimento “Plant for the Planet” está hoje presente em 131 países, tendo na Alemanha atingido já o objectivo da plantação de 1 milhão de árvores.
Por outro lado, o empreendedorismo ambiental de Felix fez com que fosse considerado por um jornal um dos activistas ambientais mais importantes, ao nível de Brad Pitt e do Príncipe de Gales.
Fonte: http://naturlink.sapo.pt
No comments:
Post a Comment