Wednesday, September 1, 2010

Incêndios equivalem a mais 50.000 carros na estrada



Os incêndios deste Verão, que já provocaram a perda de mais de 95.000 hectares, levaram a uma diminuição importante de capacidade de sequestro de dióxido de carbono da floresta nacional, que a empresa OFF7 estima em mais de 100.000 toneladas por ano, o mesmo montante emitido por aproximadamente 50.000 veículos ligeiros em igual período. A área florestal portuguesa tem um papel importante no cumprimento dos objectivos do Protocolo de Quioto, uma vez que as árvores sequestram, ou retiram da atmosfera, dióxido de carbono da atmosfera ao longa da sua vida útil.


Catarina Veiga, responsável pela quantificação de emissões na OFF7, refere que "a perda de capacidade anual de sequestro representa mais do dobro das emissões directas provocadas pela queima das árvores" (que, segundo dados do Instituto Meteorológico, são de cerca de 50.000 toneladas de CO2). A responsável refere ainda que "a reposição desta capacidade de sequestro pode demorar décadas, uma vez que mesmo que a reflorestação seja imediata as árvores precisam de largos anos até atingirem a sua capacidade plena de absorção de CO2".

Os objectivos traçados por Portugal para o Protocolo de Quioto levam em consideração alguma perda de capacidade de sequestro provocada pelos incêndios florestais, mas anos particularmente maus como o actual ou como 2003 e 2005 (em que arderam, respectivamente, mais de 135.000 e 125.000 hectares de floresta) ficam de fora, dificultando o cumprimento dos objectivos definidos.


Sobre a off7

A off7 é uma empresa nacional, criada com o objectivo de contribuir para que Portugal caminhe rapidamente para uma economia de baixo carbono. Pretende mostrar que reduzir emissões de carbono é, mais que uma necessidade, uma oportunidade para reduzir custos energéticos, desenvolver tecnologia inovadora e comunicar uma imagem mais verde ao mercado. Foi recentemente considerada pela Carbon Catalog como uma das 10 melhores empresas do mundo nesta área.

Mais informações em http://www.off7.pt/

No comments:

Post a Comment